sábado, 18 de abril de 2009

Macrofotografia

A macrofotografia é um ramo da fotografia voltada aos pequenos objetos, mostrando aos nossos olhos detalhes muita vezes invisíveis a olho nu, sendo provavelmente este um dos motivos do seu encanto.
Ao iniciar esta pequena exposição sobre macrofotografia torna-se necessário salientar alguns termos técnicos utilizados neste ramo da fotografia.
Diferente do que costuma ser dito, apenas se aproximar e fotografar um objeto de perto não é macrofotografia.

Existem objetivas específicas para macrofotografia, as lentes macro, que permitem grandes ampliações e possuem uma excelente qualidade ótica. O maior inconveniente dessas lentes é preço, sempre elevado.

Para sanar este problema já que não são todos que podem adquirir uma lente macro existem alguns acessórios que permitem um maior ampliação com o uso de lentes normais.

O acessório mais popular de todos é o filtro Close-up, que como o próprio nome diz, permite que você chegue mais perto do assunto a ser fotografado, proporcionando assim uma maior ampliação.

No caso de se fotografar plantas, rochas ou qualquer objeto estático isso não é uma preocupação. Entretanto, no caso de fotografia de insetos, isso deve ser sempre levado em conta.

O círculo de medo é referente ao quão próximo um inseto deixa que você se aproxime dele.
Alguns insetos como formigas, besouros, lagartas, grilos etc. não parecem se incomodar muito com a aproximação de um fotógrafo.
Já outros insetos, como as moscas, borboletas, mariposas, libélulas etc. possuem um maior receio conosco, fotógrafos.
Para se fotografar esses insetos é necessário o uso de uma teleobjetiva, permitindo a fotografia a uma maior distância e uma boa dose de sorte, relacionada com o humor do inseto.

Uma surpresa boa em macrofotografia é achar uma bela flor sem nenhum defeito em suas pétalas, um inseto diferente, colorido e calmo, texturas diferentes

Evite cores fortes se voce for fotogarfar insetos.

Como última e final consideração, respeite sempre a natureza nunca removendo flores, matando animais ou devastando a vegetação.

Leve para casa apenas as lembranças deste belo tema.

Acessem o site http://www.olhares.com/ site portugues que terão belas imagens em macrofotogarfia

Boa fotos para todos.