segunda-feira, 6 de julho de 2009

Limpeza do equipamento

Vale a pena quando necessário fazer uma boa limpeza em seu equipamento fotográfico, principalmente após o uso do mesmo em locais com grande concentração de poeira, umidade, areia ou maresia.

Para retirar pequenas partículas aglomeradas no corpo da câmera, recomenda-se o uso de um pincel seco e macio.
Para as lentes objetivas, a limpeza deve ser feita com uma bomba de ar com pincel na ponta, além de lenços destinados específicamente à esta finalidade.

Os filtros de lente, devido à sua alta precisão, devem sempre ser guardados com cuidado e mantidos os mais limpos possíveis. Devem ser limpos suavemente com um tecido ou pano macio de algodão, por exemplo, tecidos de microfibra antiestáticos.

Nunca utilize produtos químicos, como líquidos de limpeza de lentes objetivas nos filtros, pois podem danificar seu tratamento externo. Se alguma mancha persistir, pode-se normalmente limpá-la com água limpa ou um pano macio de algodão.

No entanto, alguns fungos podem ser bem difíceis de serem removidos com os kits convencionais de limpeza (manchas difíceis de serem removidas), para tanto, recomenda-se o encaminhamento do filtro ou lente à uma assistência técnica especializada, para que técnicos especialmente treinados possam retirar estes fungos com processos químicos e físico-químicos específicos.

A manutenção preventiva normalmente é o meio mais seguro de garantir a plena funcionalidade de seu equipamento em qualquer circunstância.

Pequenas manchas, partículas de pó ou umidade, podem não ser vistas pelo visor da câmera em uma seção de fotos, contudo, poderão aparecer no filme ou sensor digital, comprometendo assim todo um trabalho.
Mantenha sempre sua câmera e seu equipamento fotográfico em locais secos, ventilados e sem umidade, a fim de evitar o aparecimento de fungos, sujeira e riscos causados por poeira grossa ou areia.

Caso costume guardar seu equipamento em bolsas ou malas (mesmo as especializadas), tome o cuidado de, pelo menos a cada dois meses, deixá-la vazia ao Sol durante algumas horas, para eliminar uma possível umidade presente no interior das mesmas.
Recomenda-se também a utilização de saches de Sílica gel ativa dentro dos estojos, cases, bolsas e malas destinadas a guardar estes equipamentos fotográficos (eletrônicos, óticos e mecânicos).

A sílica gel tem por finalidade absorver a umidade local (faz parte do princípio ativo desta substância química), além de avisá-lo quando a mesma se encontrar saturada (sem eficiência futura), pois sua coloração se alterará.

Para quem não dispõe de lugar apropriado é aconcellhavél tb uma caixa de isopor com silíca gel.

Boas fotos a todos

--