Apenas para que cada vez tenhamos este procedimento internalizados pois nunca é demais relembrarmos aquilo que sabemos.
Este é um tópico de importância sumária na fotografia, pois é naquilo que denominamos EXPOSIÇÃO que iremos ter nossos melhores cliks pois a fotografia é desenhar com a luz.
Primeiro, determinaremos os fatores e os métodos convencionais da exposição correta , e, mais adiante, as referências técnicas que tanto explicam tais métodos como também nos permitem abrir espaços para desviar-nos propositadamente da exposição correta com fins específicos.
A exposição correta deve levar em conta os seguintes fatores:
1.Tempo de exposição
2. Quantidade de luz ambos interagem em função da sensibilidade do iso.
Assim, temos uma relação de RECIPROCIDADE entre Obturador (Tempo de Exposição), Diafragma (Quantidade de Luz) e Sensibilidade do iso.
Assim, se a leitura de um fotômetro indica uma exposição como sendo obturador= 1/125 e diafragma= 5.6, esta é apenas uma das possibilidades de expor corretamente .
Se, para obter maior profundidade de campo, por exemplo, desejo fechar mais o diafragma, para 11, então, fecho dois pontos no diafragma.
Se expuser nessas condições, estarei subexpondo o filme, e para que tal não aconteça, devo compensar esta leitura no obturador, deixando entrar a mesma quantidade de luz que foi perdida no diafragma.
Devo, portanto, usar 1/30 no tempo de exposição.
Se, ao contrário, minha intenção é congelar um movimento rápido de meu assunto, 1/30 não é, definitivamente, um tempo recomendável.
Digamos que eu queira usar 1/500 e diafragma 2.8 isto se aplica em mais situações inesperadas, em que o fotógrafo não tem tempo para ajustar o fotômetro de mão .
As determinações de uso de cada fotômetro são exclusivamente pessoais do fotógrafo, pois todos os fotômetros trabalham com um PADRÃO de leitura, o CINZA MÉDIO, que reflete 18% de branco.
Assim, todos os fotômetros darão leituras corretas, mas cada uma indicada para um uso diferente.
Em situações de diferentes luzes fotometrar no cartão cinza,
aí vai uma dica pois este cartão é caro
Como fazer o cartão cinza:
Na paleta de cores no fhotshop:
R 128
G 128
B 128
Tamanho 10x15
Na situação de muitas luzes fotometra-se no cartão e faz-se a foto.
Eu mandei fazer o meu no Sol Nascente:
22 272721 é só falar que quer um cartão cinza igual ao que a fotógrafa Christina Amaral fez falar com a Priscila.
terça-feira, 7 de julho de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)