![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGYqSoj6TBShiXx2s0vzoneAXzI6NfWNvX_tjQ3PVo-7QsUEdsnfbxhnJ62T2yPATjYcBxUAx5X8BxVxzmyXuIDJ9PreRTq73B2HowZ_Cy03S66jPxA8ZUT0AEngCEhaXJF0_MWA2rEuI9/s320/_CHA6760+c%C3%B3pia.jpg)
Mas o que é RAW?
Acredite ou não, o RAW não é um formato único.
Cada fabricante de câmeras digitais tem o seu próprio formato e, coletivamente, estas formatos são conhecidos como RAW.
O RAW da Canon, por exemplo, usa as extensões .crw e .cr2,
o da Nikon cria arquivos.nef.
No entanto, não importa o RAW que você use, a idéia envolvendo todos é a mesma.
Os arquivos RAW são representações cristalinas e não comprimidas do que é capturado pelos sensores da câmera quando você pressiona o disparador é a imagem processada tal qual ela é.
No caso dos arquivos JPEG, a câmera executa um conjunto de rotinas eletrônicas como ajustes de nitidez, do balanço de branco e correções de cor.
Provavelmente, o ponto mais importante é que o RAW preserva todas as cores como originalmente capturadas, usualmente 12 bits por pixel. Quando uma foto é gravada em JPEG, a câmera reduz o número total de cores para 8 bit por pixel.
Resumindo, se você editar suas imagens depois, a fidelidade do RAW resultará em melhores fotografias e terá um pouco de margens para erros que poderão ser corrigidos.
Esta foto foi clicada com uma super exposição do céu e as correções puderam ser feitas pois a tomada foi no formato raw.
Boas fotos a todos
Raramente o meu QI para tecnologia compreenderá o que você explica com tanto afinco.
ResponderExcluirMas meu senso estético até que bem inteligentezinho, e isso me faz vir vistar suas fotos com o maior prazer!
Parabéns!
Cara Cristina parabéns pela iniciativa...
ResponderExcluir