terça-feira, 7 de julho de 2009

Exposição

Apenas para que cada vez tenhamos este procedimento internalizados pois nunca é demais relembrarmos aquilo que sabemos.

Este é um tópico de importância sumária na fotografia, pois é naquilo que denominamos EXPOSIÇÃO que iremos ter nossos melhores cliks pois a fotografia é desenhar com a luz.

Primeiro, determinaremos os fatores e os métodos convencionais da exposição correta , e, mais adiante, as referências técnicas que tanto explicam tais métodos como também nos permitem abrir espaços para desviar-nos propositadamente da exposição correta com fins específicos.
A exposição correta deve levar em conta os seguintes fatores:
1.Tempo de exposição

2. Quantidade de luz ambos interagem em função da sensibilidade do iso.

Assim, temos uma relação de RECIPROCIDADE entre Obturador (Tempo de Exposição), Diafragma (Quantidade de Luz) e Sensibilidade do iso.

Assim, se a leitura de um fotômetro indica uma exposição como sendo obturador= 1/125 e diafragma= 5.6, esta é apenas uma das possibilidades de expor corretamente .

Se, para obter maior profundidade de campo, por exemplo, desejo fechar mais o diafragma, para 11, então, fecho dois pontos no diafragma.

Se expuser nessas condições, estarei subexpondo o filme, e para que tal não aconteça, devo compensar esta leitura no obturador, deixando entrar a mesma quantidade de luz que foi perdida no diafragma.

Devo, portanto, usar 1/30 no tempo de exposição.

Se, ao contrário, minha intenção é congelar um movimento rápido de meu assunto, 1/30 não é, definitivamente, um tempo recomendável.

Digamos que eu queira usar 1/500 e diafragma 2.8 isto se aplica em mais situações inesperadas, em que o fotógrafo não tem tempo para ajustar o fotômetro de mão .

As determinações de uso de cada fotômetro são exclusivamente pessoais do fotógrafo, pois todos os fotômetros trabalham com um PADRÃO de leitura, o CINZA MÉDIO, que reflete 18% de branco.

Assim, todos os fotômetros darão leituras corretas, mas cada uma indicada para um uso diferente.

Em situações de diferentes luzes fotometrar no cartão cinza,

aí vai uma dica pois este cartão é caro
Como fazer o cartão cinza:

Na paleta de cores no fhotshop:
R 128
G 128
B 128

Tamanho 10x15

Na situação de muitas luzes fotometra-se no cartão e faz-se a foto.


Eu mandei fazer o meu no Sol Nascente:
22 272721 é só falar que quer um cartão cinza igual ao que a fotógrafa Christina Amaral fez falar com a Priscila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário